Cobra venenosa na cabine obriga piloto a fazer pouso de emergência

A  frieza e experiência de um piloto foram responsáveis pelo sucesso de uma operação de pouso de uma aeronave após a descoberta de um cobra venenosa na cabine.

O fato ocorreu na África do Sul e as autoridades aeroportuárias elogiam a destreza do comandante do avião, e a sua coragem em enfrentar um caso raro com extremo profissionalismo, levando a aeronave ao chão com total segurança.

Rudolf Erasmus, o piloto, estava pilotando uma pequena aeronave na última segunda-feira (3) com quatro colegas a bordo quando sentiu uma “sensação de frio debaixo da camisa, na área do quadril”.

“No começo, pensei que fosse minha garrafa de água vazando”, disse Erasmus. “Quando virei para a esquerda e olhei para baixo, vi a cabeça da cobra recuando para debaixo do meu assento.”

“Eu tive um momento de silêncio atordoado”, disse ele. “Foi mais como se meu cérebro não registrasse o que estava acontecendo, para ser verdadeiramente honesto. Foi um momento de descrença, eu acho.”

Antes de partir para a primeira parte da viagem de vários dias, Erasmus disse ter ouvido de pessoas no aeroporto “que viram uma cobra-do-cabo se refugiando debaixo da nossa asa do avião e suspeitaram que se arrastou para a carenagem do motor”.

Uma busca no avião não resultou em nada, “então presumimos que a cobra havia saído e seguiu seu caminho”, disse ele.

 

‘Um pequeno problema’

Mas a cobra aparentemente estava escondida e emergiu no meio do voo.

O piloto disse aos passageiros, informou aos controladores de tráfego aéreo que ele teve “um pequeno problema” e pousou o avião nas proximidades.

Todas as cinco pessoas a bordo saíram ilesas, e a cobra foi encontrada sob o assento do piloto “em um lindo embrulho”, disse Erasmus.

A cobra era uma grande cobra-do-cabo, de acordo com a Autoridade de Aviação Civil da África do Sul, que parabenizou Erasmus “por exibir bravura impecável após pousar sua aeronave sem incidentes, embora sob extrema pressão”.

“Ele permaneceu calmo diante de uma situação perigosa e conseguiu pousar a aeronave com segurança, sem nenhum dano a ele ou aos outros passageiros a bordo, mostrando ao mundo que ele é um embaixador da segurança aérea do mais alto nível”, disse Poppy Khoza, diretor da autoridade de aviação,  em um comunicado nesta sexta-feira (7).

Na imagem, tipo de cobras-do-cabo, que têm uma mordida venenosa e as adultas podem atingir mais de 1,5 metro de comprimento. (Foto SulGetty Images)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress