A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), divulgou um vídeo em suas redes sociais na noite de quarta-feira (29) com “recados” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (30) após uma temporada de três meses nos Estados Unidos. Vale lembrar que Bolsonaro deixou o Brasil antes do fim de seu mandato, em 30 de dezembro de 2022, e não participou da cerimônia de tomada de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde era esperado que entregasse a faixa presidencial ao presidente eleito.
Na publicação, Gleisi escreveu: “Tá voltando, genocida? Aqui vai meu recado para o fujão que tem muito a explicar e responder. Os tempos agora são outros e o povo voltou a ter um governo sério, responsável e que cuida das pessoas”. Já no vídeo anexado à publicação, ela declara: “Venha ver como o Brasil melhorou na sua ausência”.
Na sequência, ela lista programas que retornaram no governo Lula como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos. Além disso, cita medidas adotadas pelo governo como o aumento real do salário mínimo; da correção da tabela do Imposto de Renda, para isentar mais de 13 milhões de pessoas; a campanha nacional de vacinação, “para não repetir o genocídio que você [Bolsonaro] causou na pandemia”; o fim da “farra das armas”; o combate ao garimpo; e o enfrentamento a mudanças climáticas.
A dirigente petista ainda criticou a tentativa de Bolsonaro de misturar política e religião ao longo da campanha eleitoral de 2022. “O Brasil recuperou a democracia e superou o golpe que você tentou impor”, provocou. “Aproveite para explicar à Justiça os crimes de que você é acusado. Você pode voltar quando quiser. O que não voltará jamais é o tempo sombrio em que você infelicitou este País.”
O ex-presidente desembarcou em Brasília por volta das 6h40 e foi recebido por aliados e parlamentares da oposição. Apesar das preocupações com segurança e possíveis tumultos, o número de bolsonaristas no aeroporto e na sede do PL ficou aquém do esperado.
(Foto: YouTube/PT/Reprodução)
Assista o vídeo: