Ministra Nísia Trindade garante ainda que presidente está “muito bem acompanhado”. Planalto cancela agenda de Lula antes da viagem, mas reserva horário para reunião com os principais nomes do primeiro escalão do governo.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta sexta-feira (24) que o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é bom, com um “princípio de pneumonia já tratado”, e que o petista está “muito bem acompanhado”. A declaração ocorre após Lula adiar viagem à China do sábado (25) para domingo (26) em razão de um quadro leve de pneumonia. O Planalto também cancelou, pela manhã, as agendas previstas para esta sexta-feira.
“O diagnóstico é de um quadro leve, repouso no dia de hoje. Ele já está muito bem acompanhado”, afirmou a ministra a jornalistas durante evento de lançamento da Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. “Princípio de pneumonia já tratado”, completou.
Lula está sendo acompanhado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que desembarcou em Brasília hoje pela manhã. O médico atende o presidente há algum tempo. Segundo o Planalto, o presidente passa bem, apesar do quadro. A viagem à China está mantida, a princípio, incluindo o encontro com o presidente chinês Xi Jinping.
Para resolver crise entre presidentes da Câmara e do Senado, Lula mantém reunião com núcleo do governo
Apesar do diagnóstico de pneumonia leve e da necessidade de descanso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve nesta sexta-feira (24) a reunião com o conselho político, prevista anteriormente para a manhã. A agenda oficial foi inicialmente cancelada, mas foi remarcada para as 15h, no Palácio da Alvorada.
Entre os convidados para a reunião na residência oficial presidencial, estão o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o advogado-geral da União, Jorge Messias, o ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho, o líder do Governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues, o líder do Governo no Senado, o senador Jaques Wagner, e o líder do Governo na Câmara, o deputado José Guimarães.
O encontro ocorre em meio ao imbróglio das medidas provisórias entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que tem travado o Congresso Nacional. A agenda é importante para destravar a casa legislativa. O encontro conta ainda com pautas como arcabouço fiscal e o inquérito que investiga integrantes de uma facção criminosa por planejar matar e sequestrar autoridades, além de acertos da viagem à China e orientações gerais.
(Foto: Julia Prado/Ministério da Saúde/Divulgação)