Depois de receber uma denúncia contra o restaurante Outback, em São Luís, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) iniciou apuração da situação, podendo ser instaurado um inquérito civil ou o caso arquivado.
A denúncia de uma advogada viralizou através de um vídeo gravado pela própria denunciante no qual ela relata ter sido atendida por funcionários ajoelhados na unidade.
No vídeo que continua repercutindo na web, a advogada Ana Beatriz Isaias conta que ficou espantada ao visitar o novo restaurante Outback que havia inaugurado na capital maranhense.
“A mulher vem me atender e do nada ela abaixa. Eu não percebi de primeiro momento. Depois vem outro me atender, e a pessoa ajoelha de novo”, conta Ana Beatriz, espantada. A advogada então perguntou a uma funcionária o motivo da prática, que disse ser “tradição no Outback”.
“Ela me explicou que quando vem fazer o treinamento, eles dizem que devem ficar no alcance do olhar do cliente, no mesmo patamar do cliente”, conta Ana Beatriz no vídeo.
Acompanhada da irmã, ela lembra que chegaram a perguntar se a funcionária não sentia dor nos joelhos e a resposta foi positiva.
O Outback disse que o caso se trata de um mal entendido, já que, segundo eles, nunca teriam obrigado funcionários a se ajoelhar.
Segundo o restaurante, o Outback utilizava uma prática chamada de “eye level”, que consiste em pedir ao funcionário que fique no mesmo nível dos olhos do cliente, mas que não necessariamente ajoelhados.
Logo após a repercussão do caso, no domingo, 19, o Outback divulgou uma nota em que diz que irá orientar a unidade de São Luís do Maranhão para que casos assim não se repitam.
Veja a íntegra:
“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil. Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luis do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas. Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação.” (Foto Reprodução)