Quando o presidente Lula anunciar, nesta segunda-feira, 20, a versão de seu governo do programa “Mais Médicos”, novidades serão conhecidas.
A começar pela nova denominação do programa social, que passará a se chamar “Mais Saúde para o Brasil”.
A ação social de apoio à saúde pública contará, na nova versão, com a ampliação do atendimento para profissionais como enfermeiros, assistentes sociais e cirurgião dentista, entre outros, com a iniciativa voltada principalmente para municípios que têm dificuldade de atrair médicos.
De acordo com o ministro de Comunicação Social Paulo Pimenta, que publicou posts em suas redes sociais a respeito do programa, diferentemente do “Mais Médicos”, o Mais Saúde para o Brasil” priorizará a contratação de brasileiros.
O antigo programa, lançado pela ex-presidente Dilma Rousseff, causou grande atrito entre a categoria e o governo, com desgaste inclusive eleitoral para o PT, ao incentivar a vinda de médicos estrangeiros, sobretudo cubanos.
Esboço do novo programa, que será conhecido amplamente hoje no Palácio do Planalto, prevê investimentos para construção e reformas de unidades básicas de saúde (UBSs) e incentivo para a permanência de profissionais em municípios. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)