Em anúncio feito pelas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que tropas policiais de seu Estado serão enviadas para auxiliar as ações de segurança no Rio Grande do Norte, alvo de seguidos ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares em quatro dias.
“O Pará vai ajudar o Rio Grande do Norte, enviando 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar para apoiar as ações de segurança pública em várias cidades do estado, que desde a última terça-feira, estão sendo alvos de ataques realizados por facções criminosas”, declarou o governador.
Helder Barbalho não disse, no entanto, quantos dias os militares de seu estado permanecerão no Rio Grande do Norte.
Ao total, a equipe que se deslocará para o Rio Grande do Norte será integrada por 60 militares.
Além do Pará, outro estado brasileiro, o Ceará, encaminhou forças policiais para dar proyeção aos potiguares, que já estão circulando pelas ruas de Mossoró, segunda maior cidade do estado.
Cerca de oito viaturas de policiamento ostensivo e duas do Batalhão de Choque estão de prontidão naquela cidade.
Em nota publicada na tarde desta sexta-feira, 17, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do RN comunicou que os estados devem auxiliar também com a cessão de dois helicópteros – um da PB e um do CE -, além de um outro cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Há ainda no Rio Grande do Norte 100 agentes da Força Nacional, que trabalham desde quarta (16) de forma ostensiva em apoio às forças estaduais de segurança pública. Outros 90 policiais da Força Nacional vão chegar ao estado nesta sexta, segundo a Sesed.
Desde terça-feira (14), 45 cidades foram alvo de ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Pelo menos 72 pessoas foram presas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública.
As ações criminosas são organizadas por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos, segundo a polícia. (Foto Secom_Pará)