A Mitsubishi tomou uma decisão global envolvendo planejamento de montagem de carros: até meados da década de 2030, veículos híbridos e elétricos a bateria representarão todas as vendas de carros novos da empresa.
Decisão é para a montadora japonesa se manter competitiva nos principais mercados.
Parceira júnior em uma aliança com a francesa Renault e a Nissan, a empresa com sede matriz em Tóquio divulgou nota informando que que lançará 16 novos modelos nos próximos cinco anos.
A empresa manteve uma meta anterior de ter metade de suas vendas de carros novos eletrificados até o ano fiscal de 2030, e nesta sexta-feira (10) prometeu aumentar ainda mais para 100% até o ano fiscal de 2035.
A Mitsubishi considera híbridos plug-in, veículos elétricos híbridos e veículos elétricos a bateria como veículos eletrificados. Os veículos eletrificados representaram cerca de 7% do total de vendas de carros novos da empresa no ano fiscal de 2021.
Entre os 16 novos modelos que a Mitsubishi planeja lançar, um será um modelo de aliança de elétricos a bateria com a Renault, enquanto outro será um modelo de aliança com a Nissan, disse a Mitsubishi em materiais de apresentação que faziam parte de seu plano de negócios para o período fiscal 2023-2025.
O modelo pode ser uma variante do Renault MPV Scénic elétrico fabricado na França e esperado em 2024, ou uma variante dos carros urbanos elétricos Renault R5 ou R4, esperados, respectivamente, para 2024 e 2025 e também fabricado na França, disse uma fonte próxima ao assunto.
Dos outros 14 modelos que a montadora planeja lançar, sete serão exclusivamente movidos a motor de combustão, cinco serão híbridos e os dois restantes serão elétricos a bateria, disse a empresa. (Foto | Ricardo Leizer/Mitsubishi/Divulgação)