Lula recebe carta de mulheres Yanomami pedindo retirada de garimpeiros da área indígena

Em carta enviada ao presidente diplomado Luiz Inácio da Silva, mulheres Yanomami esperam que o futuro presidente cumpra a promessa de combater o garimpo ilegal em terras indígenas.

No documento, as indígenas relatam graves violações causadas pelo garimpo ilegal em terras indígenas

Desnutrição, mortes de crianças, contaminação dos rios, doenças, aliciamento de jovens e estupros fazem parte da situação vivida pela comunidade.

A carta foi escrita durante o 13º Encontro de Mulheres Yanomami, realizado entre os dias 22 e 26 de novembro, na região da Missão Catrimani, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, com a presença de 49 mulheres de 15 comunidades.

O documento foi enviado a alguns veículos de imprensa, bem como uma cópia também foi enviada ao Grupo de Trabalho (GT) dos Povos Originários, do presidente eleito.

“Lula, nós mulheres Yanomami queremos enviar nossa palavra até você. Você está muito longe da Terra Indígena Yanomami, mas sabemos que você vai receber nossas palavras e que quer nos escutar. Queremos que você saiba que estamos com medo e muito preocupadas. Hoje a floresta está doente. Quando nossa floresta está doente, todos nós ficamos doentes”, inicia a carta (leia na íntegra)

As mulheres Yanomami descrevem que a floresta “está cheia de buracos” e que tem muitos garimpeiros no território. Antes da chegada dos invasores, a água era limpa, mas hoje ela está “suja e os rios amarelos”.

“Nossas crianças já estão sofrendo os impactos do que está acontecendo agora. Lula, os olhos dos peixes estão mudando. Parecem que os olhos estão soltos e até os animais estão diferentes, parecem magros e doentes. Estamos com medo de comer os peixes doentes. Estamos com medo de que nossas crianças fiquem deficientes”, dizem as mulheres.

Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir o cargo com a promessa de combater o garimpo em terras indígenas e o retorno das demarcações.

Na imagem acima, mulheres Yanomami no Xapono, durante o XIII Encontro de Mulheres Yanomami (Foto: Juruna Yanomami/HAY)

Relacionados

plugins premium WordPress