Uma nova pesquisa encomendada pelo Palácio do Planalto mostrou que a aprovação do governo Lula aumentou e alcançou 62% da população brasileira, segundo o jornalista Lauro Jardim, de O Globo.
O estudo feito pelo Ipri (Instituto FSB) foi realizado entre os dias 6 e 30 de janeiro com 21.515 pessoas dos 27 estados brasileiros.
De acordo com a pesquisa, 62% dos brasileiros aprovam o “trabalho do governo federal”, contra 59% de dezembro. A subida de três pontos percentuais supera a margem de erro de 2%, e a queda da reprovação também foi registrada em 3%, saindo de 32% para 29%.
Em maio de 2023, a aprovação chegou a 50%, uma queda de 14% em comparação de fevereiro de 2023. A desaprovação chegou a 40% em maio. Ou seja: o governo chegou a ter um momento de fragilidade, mas se recuperou aos níveis iniciais durante o último semestre de 2023.
Os ótimos resultados econômicos, com aumento salarial, redução da inflação e crescimento maior do que em 2022 são sinais considerados positivos que podem justificar o aumento da popularidade do governo federal.
Vale destacar que a pesquisa não se refere especificamente a Lula, mas às políticas implementados pelo governo federal do Brasil sob o comando de Lula. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)