409 anos: Belém é celebrada ao som de carimbó e guitarrada

Belém (PA) – Com melodias e versos, o artista Márcio Macêdo oferece a Belém o clipe “Dama do Rio”, uma homenagem à estética, à cultura e ao encanto da cidade. Dirigido por Alem Viana, o filme será disponibilizado nas plataformas digitais para comemorar os 409 anos da capital do Pará.

Com mais de 25 anos de experiência e reconhecido em diversos prêmios e festivais de música tanto no Pará quanto fora dele, Márcio Macêdo incorpora nas suas composições autorais as diversas manifestações musicais da Amazônia brasileira. Influenciado pelo lirismo de artistas renomados de Belém, como Nilson Chaves, Chico Sena, Rui Barata, Ronaldo Silva e Alcyr Guimarães, Macêdo revela que a conexão com sua cidade se tornou uma temática fundamental em sua obra.

“O que mais me atrai em Belém é a paisagem humana, o quanto que o nosso povo é alegre, brincalhão, vive na sacanagem. Isso extrapola para o ambiente das artes, para a música. Toda essa coisa do carimbó, do siriá, retumbão, tudo se mistura aqui, o lundu, o brega, o zouk que é influência caribenha. Belém reverbera tudo isso de uma forma única e é muito lindo fazer parte dessa cidade”, diz.

 

A primeira rua

( Foto: Além Viana)

Na celebração de 409 anos, Márcio Belém como uma mulher e visita vários locais turísticos e marcos importantes da cidade: o Ver-o-Peso, a Igreja da Sé, a Casa das 11 Janelas, a primeira rua da cidade, o Forte do Castelo e o Mercado de Carne. “Esses lugares representam a história, a boemia e as artes”, comenta.

A peça musical foi criada há alguns anos, inicialmente como um jingle sob solicitação. O trabalho ficou guardado até que sua verdadeira essência fosse descoberta: a música popular do Pará. Incorporando ritmos como carimbó, batuque e guitarrada, “Dama do Rio” homenageia a cidade amazônica às margens do rio.

A canção aborda a diversidade que molda Belém: o indígena, o negro, o europeu e a própria fundação da cidade. “Criar uma música para Belém é uma forma de expressar o amor por esta terra. A música e as manifestações artísticas, de modo geral, são fundamentais em nossas vidas. Sem arte e cultura, não povo, nem cidade; seria apenas um lugar abandonado, desprovido de vida e essência. A cultura é a alma da cidade. Assim, oferecer arte a Belém é destacar sua beleza, força e características. Isso também possui um caráter político, pois fortalece a identidade das pessoas ao ouvirem uma homenagem, trazendo alegria por viver aqui e incentivando a ter um olhar mais carinhoso e cuidadoso em relação à cidade. Devemos sempre tratar Belém com respeito, pois nossa cidade possui uma história rica em pluralidade e resistência”, afirma.

A canção é enriquecida pela habilidade dos músicos Gileno Foinquinos, responsável pela produção musical e guitarras; Marcio Jardim, que atua na bateria e percussão; Wesley Jardim, que toca contrabaixo; e Dedé Borges, encarregado do teclado, gravação e mixagem do som. (Foto em destaque: Premium)

Relacionados

plugins premium WordPress