PRIORIDADE
Deputado Erick Monteiro (PSDB) – foto acima – não será mais candidato a prefeito de Capitão Poço. Apesar do projeto lhe animar, ele entende que a prioridade agora é se defender e ao seu grupo dos ataques que vem sofrendo por parte do Governo do Estado e seus aliados. Erick promete que, no retorno da Assembleia Legislativa às suas atividades em agosto, não deixará sem resposta nenhum ataque dirigido a ele e ao prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB). O segundo semestre promete.
POPULARIDADE
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira revela que a aprovação do presidente Lula (PT) subiu quatro pontos percentuais e foi a 54%, melhor patamar registrado em 2024. A desaprovação caiu para 43%. Na pesquisa anterior, realizada em maio, a aprovação era de 50% e a reprovação de 47%. A melhora foi puxada por eleitores que ganham até 2 salários mínimos. O desempenho entre os que têm de 35 a 39 anos também melhorou.
GOVERNO
A pesquisa também indicou melhora na avaliação do governo Lula. A parcela dos que avaliam positivamente a gestão subiu de 33% para 36% e os que avaliam negativamente oscilou de 31% para 30%. Sobre economia, para 36% a situação piorou nos últimos 12 meses, enquanto 28% dizem que houve melhora e 32% avaliam que permaneceu igual. No entanto, a expectativa para o futuro é positiva: 52% disseram esperar que a economia melhore, 27% que piore e 18% acreditam que não acontecerão mudanças.
SUPERÁVIT
A balança comercial brasileira registrou superávit de 2,465 bilhões de dólares na primeira semana de julho. O valor foi alcançado com exportações de 7,352 bilhões e importações de 4,887 bilhões, em dólares. No ano, o superávit acumulado já é de 44,775 bilhões de dólares, que ajuda a formar o famoso colchão de proteção do País, em dólar, contra qualquer especulação ao real. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
FPM
Nesta quarta-feira, as prefeituras de todo o País receberam em seus cofres cerca de 3,5 bilhões de reais a título de repasse do Fundo de Participação dos Municípios, já descontada a fatia do Fundeb. Os dados são da Secretaria do Tesouro Nacional. Considerando o repasse extra de 1% de julho, o volume dos repasses do FPM este mês cresceu, em termos nominais, 13,11% em relação ao mesmo período de 2023. Se for descontada a inflação, verifica-se um aumento real de 8,66%.
PARAUAPEBAS
Não passam de boatos as afirmações que o prefeito Darci Lermen (MDB) está se afastando da candidatura do vereador Rafael Ribeiro (União Brasil). Da mesma forma, a possível aliança do deputado Keniston Braga (MDB) com Hipólito da H2 (Podemos) ou o médico Felipe Augusto (PL). No primeiro caso, Darci já avançou muito para recuar agora. No segundo, ainda que algum diálogo já possa ter existido, nada além de cortesia. No fundo, está todo mundo pensando como levar a eleição para o segundo turno contra o favorito Aurélio Goiano (Avante).
MARABÁ
Da mesma forma, a boataria corre solta em Marabá. Essa semana, sem muita lógica, as redes sociais produziram versões diametralmente opostas sobre a candidatura do ex-secretário de Obras Fábio Moreira (PSD). Uns dizendo que vai renunciar, outros que vai compor com Chamonzinho (MDB) e também os que apostam numa aliança com Toni Cunha (PL). Na realidade, essa decisão é única e exclusiva do prefeito Tião Miranda (PSD) que, por enquanto, está calado.
PERFIL
Tião queria a candidatura do vice, Luciano Dias (PDT). Foi atropelado por lideranças dentro do seu próprio grupo. Quando Luciano, chateado, aderiu à candidatura de Chamonzinho, esse grupo se fortaleceu e apresentou a candidatura de Fábio. TM deu declaração de apoio, foi ao ato de pré-lançamento, mas não está empenhado como gostaria o time vitorioso na luta interna. O próprio Fábio sentiu isso e reclamou diretamente com o gestor, que pediu paciência, bem ao seu estilo.
DECISÃO
Quem conhece Tião Miranda (foto abaixo) sabe que ele não se preocupa muito com decisões em grupo. A decisão é dele. Por esse motivo, tem dificuldades de criar lideranças com musculatura para enfrentar as eleições. É uma liderança personalíssima, com muito prestígio na sociedade, mas sem capacidade de transferência dessa popularidade. Vai chegar o momento que ele negociará diretamente com o governador Helder Barbalho sobre o que fazer.
DILEMA
O problema é que TM terá pouco o que negociar, principalmente se Fábio desistir. Boa parte de seu grupo já bandeou para as candidaturas de Chamonzinho, principalmente, e a de Toni Cunha. É improvável que ele declare apoio ao deputado bolsonarista, apesar de não gostar do governo Lula. Pelo simples fato que não topa ser oposição ao governador, pois teme retaliações. Não se empolga com Chamonzinho e tampouco tem apetite para turbinar a candidatura de Fábio Moreira. Vai lhe restar fazer de conta que obteve alguma vitória fazendo o que HB quer. Sinuca de bico lamentável para quem tem uma enorme popularidade.
GURUPÁ
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Gurupá, entre os dias 3 e 5 de julho. Na pergunta estimulada, a atual prefeita, Iracilda Alho (MDB), lidera as intenções de voto com 45,8%. A vereadora Fabíola Moraes (PL) aparece em segundo, com 26,7%. Iracilda assumiu a prefeitura após renúncia do prefeito Joãozinho Batista (MDB). A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-06398/2024.
SANTARÉM
Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Santarém entre os dias 4 e 7 de julho. Na pergunta estimulada o vereador Jk do Povão (PL) – na foto abaixo – mantém a liderança na disputa pela prefeitura, com 44% das intenções de voto. Ele é seguido pelo ex-deputado José Maria Tapajós (MDB), com 24,7%; delegado Jardel Guimarães (Solidariedade), com 6,4%; Hugo Diniz (PSD), com 2,7%, Izabel Chaves (PSol), com 2,7% e Feliciano Braga (Novo), com 1,5%. Ao se excluir os votos brancos, nulos e de indecisos, JK chega a 53,7% dos votos válidos, o que lhe garantiria a vitória em primeiro turno. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-0444/2024.
REUNIÃO
Esse quadro eleitoral de Santarém certamente é monitorado pelo governador Helder Barbalho, que está consciente das dificuldades de seu partido no terceiro maior colégio eleitoral do Estado. Não por acaso, esta semana, ele e o deputado Chicão (MDB) se reuniram com o prefeito Nélio Aguiar (União Brasil), deputado Henderson Pinto (MDB) e José Maria Tapajós (MDB) para discutir o que fazer.
AUSENTE
A Coluna noticiou essa reunião e que a deputada Maria do Carmo (PT) estaria presente. Erramos. Ela não foi sequer convidada. Quando Maria anunciou que não seria mais candidata a prefeita e apoiaria o MDB, a primeira pesquisa feita imediatamente após sua decisão revelou um crescimento das intenções de voto em José Maria Tapajós. Mas a aliança não se consolidou. A deputada não tem sido chamada para nenhuma reunião de planejamento e de engajamento na campanha. Especula-se que, por esse motivo, a candidatura de Tapajós estagnou.
LEITURA
No grupo do prefeito Nélio Aguiar, que junto com Henderson Pinto e Lira Maia nutre simpatia pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e antipatia pelo presidente Lula, a leitura é inversa. Vira e mexe volta a avaliação de que a rejeição do PT pode mais atrapalhar do que ajudar o crescimento da candidatura de José Maria Tapajós. Que, diga-se de passagem, é o mais rejeitado na Pesquisa Doxa. Durma-se com um barulho desses.
REDENÇÃO
Pesquisa do Instituto Global Service registrada no T.R.E. sob o número PA-0207/2024, realizada em Redenção, revela que a disputa pela prefeitura será acirrada. Pelos números, o vereador Gabriel Salomão (MDB) lidera, com 36,38%, seguido de Dr. Rener (PRD), com 34,26%. Em terceiro lugar aparece o vereador Leandro Onofre (PSD), com 11,06%; Willian do Potência (PDT) tem 6,38% e Fernanda Teodoro (União Brasil) crava 3,19%.
DESISTÊNCIAS
Em Redenção, o ex-prefeito Mário Moreira (Podemos), que pontuava bem nas pesquisas, abriu mão de sua candidatura e decidiu apoiar o candidato Leandro Onofre (PSD). Já Cadu Teixeira (União Brasil) desistiu da disputa em prol de sua esposa, Fernanda Teodoro, que é apontada como um nome leve, com chances de crescimento. O prefeito Marcelo Borges (PSD), que não pode ser reeleito, aposta suas fichas na eleição de Leandro Onofre que, por esse motivo, tem margem para subir nas pesquisas. Ou seja, a disputa será renhida no extremo sul do Pará.
ROTARY
Em Marabá, o empresário Juliano Damaceno Mingote (foto abaixo) assumiu a presidência do Rotary Club de Marabá para o exercício 2024-2025. Ele substitui Maria Roseli de Oliveira. Mingote é natural de Belo Horizonte, mas está radicado há muitos anos em Marabá, onde é proprietário da empresa de segurança e tecnologia Protecta. Ele é o primeiro rotariano a assumir a presidência do Club de Marabá pela terceira vez.
HOMOLOGAÇÃO
Em reunião realizada no dia 8 de julho, a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) homologou o apoio a mais candidaturas na disputa deste ano. Os candidatos do próprio partido, que tiveram candidaturas homologadas, são: Luiz Leão (Barcarena), Amós Bezerra (Augusto Correia), Sabá (Muaná), Elis Sandra (Paragominas), Evaldo Bocão (Vigia) e Patrícia Bittencourt (Inhangapi).
ALIADOS
Já em relação aos aliados, a Executiva homologou o apoio às seguintes candidaturas: Chico Alfaia (PSB-Óbidos), Lays do Sabá (PP-Mãe do Rio), Kaká Sena (PP-Salinópolis), Russinho (UB-Goianésia do Pará), Geraldo Bila (MDB-Brejo Grande do Araguaia), Mariana Chamon (MDB-Curionópolis), Marquinhos (PSDB-Sapucaia), Junhão (UB-Ourém), Zezinho Costa (PP-Tracuateua), Gabriel Salomão (MDB-Redenção) e Arthur (MDB-Placas).
FRASE
Maquiavel (filósofo italiano): “São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar”.