A pista do aeroporto de Congonhas ficou fechada no fim da tarde da última terça-feira (19) depois que um homem não identificado invadiu a área restrita do terminal. Ele foi preso pela Polícia Federal. Por conta do incidente, os pousos e decolagens foram suspensos por cinco minutos.
A invasão foi flagrada por uma câmera do canal Golf Oscar Romeo, do YouTube. O indivíduo usava um boné branco e uma bermuda e entra na área restrita pelo barranco próximo à área de escape da cabeceira do lado do bairro de Moema.
O invasor anda pelo barranco olhando para os lados e se aproxima de um avião da Latam que aguardava autorização para decolar rumo ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A torre de controle orienta o piloto a esperar por causa da invasão.
Enquanto o homem não é detido, a torre dá instruções ao piloto de um jato particular para que abortasse a decolagem: “November bravo bravo [referência ao prefixo da aeronave], tem uma pessoa não identificada que invadiu a área de segurança do aeroporto. Descontinue a aproximação e inicie a arremetida conforme a carta”, disse a operadora.
Alguns minutos depois, o indivíduo anda alguns metros até ser abordado por funcionários do Posto de Coordenação Móvel. O invasor coloca as mãos para cima e deita no chão até a chegada de uma viatura da Polícia Federal.
Ele é colocado dentro da viatura e levado preso.
A concessionária Aena, responsável pela administração do aeroporto, disse que a pista ficou fechada para pousos e decolagens entre 17h40 e 17h45. “Após a identificação do invasor pelos Encarregados de Campo de Voo, a pessoa foi controlada pelos vigilantes até a chegada da Polícia Federal e da Polícia Militar, que deram encaminhamento à ocorrência”, diz a empresa.
As companhias Azul, Gol e Latam disseram que a ocorrência não impactou as operações no aeroporto.
Na imagem, invasor se aproxima de avião da Latam que aguardava para decolar em Congonhas (Foto: Reprodução/Golf Oscar Romeo)