Moradores da Sacramenta recebem moderna praça em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), revitalizou a praça Eduardo Angelim, no bairro da Sacramenta, com investimentos de R$ 631 mil. A obra beneficia diretamente a população do bairro, com 231 mil habitantes. Na noite desta quinta-feira, 19, a praça foi entregue à população pelo secretário de Urbanismo, Lélio Costa, que fez vistoria no lugar.

“Há cerca de quatro anos, a gente vem cuidando desta praça como se fossem nossos filhos, procurando sempre o melhor para a nossa comunidade. Pra gente é muito importante este momento de entrega da revitalização, porque foi muito esperado por nós, frequentadores, e já sentimos melhoria na qualidade de vida com a praça”, explica Alexandre Miranda, diretor de Esportes e Cultura da praça Eduardo Angelim.

O secretário Lélio Costa destacou que a entrega da praça é uma demonstração de respeito e compromisso da Prefeitura de Belém com a população da cidade, que conta com o apoio do presidente Lula.

 

 

“É compromisso, trabalho e respeito com a nossa população, com quem mais precisa e isso é a marca da Prefeitura, porque esta praça é um lugar de encontro com acolhimento. E isso só foi possível porque temos hoje um presidente da República que, ao lado do prefeito Edmilson, tem ajudado a reconstruir Belém”, frisou Lélio Costa.

Nesse contexto, algumas das diversas obras em andamento que ele destacou foram o Mercado de São Brás e o novo Mercado do Ver-o-Peso, que terá a primeira etapa inaugurada no começo de outubro, além das Feiras da Terra Firme, da Pedreira e do Guamá. “Ainda nesta sexta, 20, vamos inaugurar o Complexo do Ver-o-Rio e a praça da Sereia, e seguir inaugurando obras garantindo o avanço da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Urbanismo de Belém.

 

 

Com a revitalização da Eduardo Angelim, a cidade comemora 48 praças revitalizadas pela Prefeitura de Belém, via Seurb, desde 2021, incluindo três praças que ficam no Complexo Ver-o-Rio, Portal da Amazônia e Boulevard da Gastronomia.

Homenagem

As obras na praça Eduardo Angelim levaram dois meses e o nome do espaço é uma homenagem a Eduardo Francisco Nogueira Angelim ou somente Eduardo Angelim. Ele foi lavrador e um dos líderes do movimento Cabanagem, político brasileiro, como um dos presidentes da Província do Grão-Pará, no ano de 1835, durante o Governo Cabano.

Ainda segundo Miranda, a entrega é também importante por conta da vinda da COP-30 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, para Belém.

“É um grande movimento que terá na nossa cidade. Estamos muito felizes. Gratidão é o nome de tudo. Peço que todos nós tenhamos a responsabilidade de zelar e cuidar da praça”, pede o diretor de Esportes e Cultura da praça Eduardo Angelim.

 

 

Conexão com transporte coletivo

A praça, que se destaca como estação de ônibus de três linhas que assistem o bairro e serve como itinerário de ligação de outras 20, está localizada na travessa Alferes Costa com a rua Antônio Everdosa, na Sacramenta.

Além de proporcionar a conexão no principal meio de transporte público coletivo, é um espaço de socialização, lazer e que fornece contribuição urbanística e estética para a região.

Os serviços feitos na praça envolveram a recomposição do passeio público e do piso, revitalização dos espaços de convivência e da quadra, instalação de novos brinquedos, incluindo para crianças com deficiência, pintura geral, iluminação com LED e recomposição do paisagismo.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress