Alckmin: ‘volta do horário de verão é uma boa ideia para garantir energia’

A medida pode ser reintroduzida no Brasil para otimizar o consumo de energia durante os meses com maior incidência de luz solar

 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), classificou como “boa ideia” o retorno do horário de verão, que está sendo avaliado para ajudar o setor a garantir o suprimento de energia no chamado “horário de ponta” — ou horário de pico —, que neste período do ano está entre 18h a 20h. Essa possibilidade foi admitida, mais cedo, pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, conforme noticiou o Valor Econômico.

O horário especial adotado na estação do ano de maior luminosidade solar ao longo do dia, que continua sendo adotado em outros países, foi suspenso durante o governo do ex-presidente Michel Temer. Durante a crise hídrica de 2021, o governo Jair Bolsonaro chegou a considerar o seu retorno, mas essa proposta não foi à frente.

“Eu acho que o ministro [Silveira] falou uma coisa importante: não vai faltar energia. Mas nós precisamos todos ajudar. O horário de verão pode ser uma boa alternativa, você poupa energia”, declarou Alckmin, que também considera a perspectiva da indústria.

O vice-presidente também sugeriu, como solução para a crise hídrica, uma campanha de conscientização para que a população economize energia e evite desperdícios. Ele também destacou o crescimento das energias solar e eólica como alternativas à energia elétrica no Brasil.

Ao reforçar a questão do horário de verão, Silveira disse, mais cedo, que é uma decisão que está “sobre a mesa”, em “fase de avaliação”. Segundo ele, pesquisas apontam que a maioria da população aprova a mudança do horário, com adiantamento dos relógios em uma hora, e setores específicos, como o turismo, têm a economia impulsionada pela medida.

“Quando há qualquer possibilidade que te aponta um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada. Então, nós estamos numa fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão.”

Ele ainda destacou que há uma divisão da sociedade sobre o assunto. “A maioria da sociedade, nas pesquisas de opinião, apontam que aprovam o horário de verão”. “Mas ele tem outros efeitos que têm que ser analisados pelo governo como um todo, além da questão energética, que é a questão da economia. Ele impulsiona fortemente a economia do turismo, dos bares e restaurantes”, completou o ministro.

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress